As fotografias, documentos e textos deste blog fazem parte do acervo de Aluízio Palmar, que foi composto com a colaboração de vários pioneiros de Foz do Iguaçu. Está autorizada a reprodução dos conteúdos e agradecemos a citação da fonte.


sábado, 7 de junho de 2014

O TRANSPORTE FLUVIAL PELO RIO PARANA DURANTE O PERÍODO EXTRATIVISTA

A região de Foz do Iguaçu pode ser caracterizada pela sua forma de trabalho, com a utilização dos mensús que eram contratados para retirar erva mate e trabalhar no corte de madeira para os argentinos, donos das terras, venderem a empresas argentinas que, por sua vez, vendiam esses produtos na capital desse país. Os mensús eram trabalhadores mensalistas, de origem paraguaia, o que favoreceu a presença e a utilização da língua guarani e o espanhol por muito tempo na região. A ausência de meios de transporte e comunicação permitiu que esse processo se mantivesse pelo menos até 1940. 
Nota-se que a extração de erva e de madeira prejudicava o desenvolvimento e a ocupação da cidade uma vez que essa economia não era muito chamativa para a atração de brasileiros, pois utilizava em larga escala a mão-de-obra da própria região contratada a baixos salários, sendo o desenvolvimento da agricultura uma solução para a esse problema. 
Barco Sao Francisco

Nota-se então um grande numero de portos nas margens do rio Paraná.  
Esses portos pertenciam aos obrageros que exploravam as matas retirand erva mate e a madeira, principal fonte econômica dessa região. Foi essa característica social e econômica que os militares tiveram que enfrentar para nacionalizar essa região.
Os conflitos de interesses provinham de que as obrages eram pertencentes a pessoas de descendência argentina e de trabalhadores, na sua maioria, de paraguaios ou índios “civilizados”. Estes tinham como fonte de renda a exploração as matas e os militares tinham como função sistematizar essa economia e de programar a administração do Estado brasileiro.

Fonte:Evandro Ritt (PPGHS, UEL)                                                                                         Gilmar Arruda (PPGHS, UEL)


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